A manutenção dos equipamentos contra incêndio de um estabelecimento é um fator essencial para a segurança das pessoas que o frequentam, há mais de 40 anos o Grupo EMOPS vem prestando serviço contra incêndio para a sociedade Manauara sempre buscando fazer mais do que uma simples manutenção e sim um trabalho que envolve salvamento de vidas.

Os 3 elementos básicos utilizados para combater um incêndio são os Extintores de incêndio, as Mangueiras de incêndio e os Hidrantes. Esses elementos necessitam de manutenções que são divididas em 3 níveis.

Inspeção Nível 1: Consiste na inspeção mensalmente dos 3 elementos, buscando encontrar não conformidades como: Baixa Pressão, Mangueira Furada, Extintor Acionado, Lacre rompido, Selo rasgado, entre outras que possam prejudicar seu bom funcionamento no momento de uma emergência, nessa inspeção deve ser colocada uma etiqueta em cada elemento inspecionado, informando a data da inspeção. Em casos de não conformidades a empresa responsável pela manutenção nível 2 e 3 será acionada.

Manutenção Nível 2 – A inspeção de nível 2 é a mais conhecida, sua periodicidade é anual e consiste em fazera manutenção do extintor e o teste hidrostático da mangueira de incêndio. Na manutenção do extintor o equipamento deve ser recolhido por uma empresa certificada pelo INMETRO e levado ao local apropriado onde o extintor será esvaziado e recarregado respeitando as normas técnicas do órgão fiscalizador. A manutenção da mangueira será realizada através de seu teste de pressurização buscando detectar possíveis vazamentos que possam prejudicar em um momento de emergência.

 

Manutenção Nível 3 – É a manutenção mais rara pelo fato de ser realizado de 5 em 5 anos, essa manutenção consiste em fazer o teste hidrostático do cilindro de extintor e saber se ele ainda tem condições de ser utilizado, neste teste o extintor é submetido a uma pressão acima do que ele realmente aguenta, fazendo com que o cilindro tenha uma dilatação, caso essa dilatação seja maior do que a dilatação recomendada o cilindro é reprovado e descartado.

Brigada de Incêndio – A empresa e-Fire tem inovado no seu curso de brigada, contamos com apostilas atualizadas com as ultimas normas e 3 professores cada um especialista no seu assunto. O curso tem duração de 20 horas, sendo 10 horas de Primeiros Socorros e 10 horas de Brigada de Incêndio, com 5 horas de aula prática cada assunto.