10 dicas para prevenir incêndios DIVERSOS

Tomadas1. Não una todas as ligações elétricas em um único circuito. Muitos aparelhos em uma só tomada aumentam o risco de curto circuito. Outra preocupação são fios desencapados, que devem ser substituídos ou isolados devidamente.

Combustível 2. Mantenha materiais combustíveis distantes do fogão, nunca se sabe quando pode acontecer um acidente simples, que dependendo das condições, poderia ser desastroso e iniciar um incêndio.

Cinzeiros 3. Não use cinzeiros como lixo, papéis, plásticos e outros materiais podem pegar fogo no momento de apagar o cigarro.
Se necessário, utilize placas de sinalização.

Extintores4. Todos os extintores devem ser inspecionados frequentemente seguindo as normas ABNT NBT e ITs aplicáveis; o mesmo vale para as mangueiras e os hidrantes.

Vela 5. Não deixe velas acesas perto de cortinas, papéis, roupa de cama nem de nenhuma espécie de tecido. São materiais que queimam com muita facilidade e rapidez.

Gás6. Caso sinta cheiro de gás em sua casa, pode ser um vazamento. Não acenda fósforos, isqueiros ou maçaricos e evite também acender e apagar luzes. Chame os bombeiros e caso seja possível, retire o botijão do local.

Ferro de Passar7. Nunca deixe ferros de passar ligados muito tempo sem uso. Podem esquentar e provocar incêndios.
Após utilizar, lembre de verificar se o ferro está fora da tomada.

icone-isqueiro8. Deixe produtos inflamáveis, isqueiros e fósforos fora do alcance de crianças.
Dica: lugares altos tornam o acesso de crianças mais difícil. Fósforos utilizando frequentemente em cozinhas devem ser mantidos em armários altos.

Fogueira9. Quando lareiras são acesas mesmo após serem apagadas, a brasa pode queimar novamente e iniciar um incêndio.
Mantenha tapetes e tecidos distantes.

Cozinha10. Alguns locais como as cozinhas industriais, por exemplo, necessitam de sistemas de prevenção e combate a incêndios diferenciados.